Locação

LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

De acordo com a associação de Locação de Equipamentos – LEASEEUROPE, a locação de ativos móveis gerou na Europa um volume de novos negócios superior a EUR 232b. Com um crescimento superior a 13%. Grande parte deste volume foi gerado pelos países da Europa do Norte, França e países do Benelux.
Porque é que as empresas dos países mais desenvolvidos da Europa optam por locar os seus equipamentos em vez de comprar? As empresas da Europa já perceberam que o verdadeiro valor do seu equipamento vem do seu uso, e não da sua posse.
Isto é especialmente verdadeiro para os ativos de rápida depreciação como é o caso dos equipamentos e software da área das tecnologias da informação (Software, computadores e periféricos).

OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO.

A locação de equipamentos e produtos vem sendo cada vez mais adotada por organizações que buscam eficiência operacional, técnica e financeira, veja abaixo algumas vantagens.

VANTAGENS FISCAIS

As prestações da locação, são 100% dedutíveis como despesas operacionais e, não estão sujeitas ao imposto de selo sobre os juros e abertura de crédito.
Os impostos são normalmente dedutíveis, quando não são dedutíveis tem um menor impacto na tesouraria, uma vez que o seu pagamento é distribuído pela duração do contrato, incluído em cada uma das parcelas.

A LOCAÇÃO REDUZ CUSTOS

Uma vez que as companhias de locação planejam revender o equipamento no final do contrato de locação, quando efetuam uma oferta ao cliente não consideram o custo de aquisição do equipamento por completo. Consequentemente, o valor atual da soma das parcelas é quase sempre mais baixo do que o custo de aquisição do equipamento.
As empresas que utilizam a locação em vez de comprar, normalmente realizam poupanças adicionais.

PERMITE MANTER A LIQUIDEZ E AS LINHAS DE CRÉDITO INTACTAS

Existe uma velha regra de ouro que diz comprar recursos apreciáveis e alugar recursos depreciáveis.
Em vez de empatar capital em ativos de rápida depreciação como é o caso dos computadores, impressoras, servidores, etc…, pode pagar o ativo ao mesmo tempo que ganha os benefícios do seu uso. Ao pagar a despesa da locação em prestações mensais, as empresas mantêm o seu capital circulante e linhas de crédito disponíveis para as atividades que produzem lucro.
Um outro benefício financeiro é o fato do renting manter a divida da empresa fora do balanço, melhorando desse modo os rácios financeiros da empresa.

FINANCIAMENTO A 100% SEM ENTRADA INICIAL

A maior parte dos métodos tradicionais de financiamento requerem um montante de entrada de alguma dimensão. Nas compras a dinheiro podem atingir valores até 50%. Na locação o gestor pode adquirir o equipamento sem necessidade de efetuar qualquer tipo de entrada.

EVITA REDUZIR O CUSTO DO INVENTÁRIO NO FINAL DA VIDA ÚTIL DO EQUIPAMENTO

O que se segue é um cenário bastante comum. Um a tivo T.I. está a ser depreciado em cinco anos enquanto que a sua vida útil é de apenas três.
Na marca dos três anos, o desencontro cria um conflito interno de contabilidade.
Nesta situação a empresa será forçada a continuar usando o equipamento velho colocando-o num armazém para continuar a sua depreciação, ou aceitar uma perda contabilística. Com a locação esta situação não se coloca, pois este permite à empresa fazer corresponder o tratamento contabilístico à vida útil do equipamento.

PRESTAÇÕES REGULARES COM PAGAMENTOS MAIS FÁCEIS DE PLANEJAR

As prestações mensais da locação permanecem constantes de mês para mês. Os gestores das PME preferem esta estabilidade e previsibilidade.
Desta forma, adquirir equipamento novo apenas causa um pequeno incremento gradual na despesa mensal. De outro modo a empresa teria que desembolsar desnecessariamente um elevado montante de dinheiro.

GESTÃO DO CICLO DE VIDA DO EQUIPAMENTO

Enquanto o Hardware vai se tornando mais barato, em simultâneo os outros custos T.I. associados à utilização do mesmo vão aumentando. Os custos de aquisição de hardware apenas representam 20 a 25% dos custos totais da utilização do equipamento. As empresas que compram o seu equipamento T.I., tipicamente focam a sua atenção apenas no custo de aquisição, perdendo de vista o custo total do ciclo de vida do equipamento. Ora, faz mais sentido considerar o ciclo de vida inteiro logo à partida e tomar as decisões em conformidade. A locação pode fornecer economias de custo consideráveis e trazer outros benefícios ao longo do caminho.

RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA

Pesquisas efetuadas pela Gartner e pelo grupo de Robert Frances demonstram que substituir um desktop após três anos é mais eficiente ao nível de custo, do que mantê-lo por um período mais longo. Isto acontece porque as economias no custo do hardware são compensadas pelo aumento do custo de manutenção, suporte técnico e tempo de inatividade devido a falhas relacionadas com o equipamento.
Os contratos de locação com opção de atualização colocam em campo um plano automático de renovação do parque informático.

GESTÃO DE ATIVOS

Controlar os ativos de uma empresa é uma tarefa difícil mas importante.
A maior das empresas de locação oferece algum tipo de ferramentas de controle de activos, retirando um pouco o peso dos ombros do gestor. A gestão de ativos, fornecida como um serviço gratuito proporciona uma redução de custos e controle consideráveis.

CONCLUSÃO

O investimento é uma obrigação para as empresas que desejam continuar competitivas e permanecer na vanguarda da tecnologia. O desenvolvimento rápido, particularmente na área das T.I. faz disto uma questão essencial. As empresas cada vez mais evitam efetuar esforços financeiros desnecessários que condicionam a sua liquidez. A locação permite prestações baixas com condições simples e menos impostos. As prestações pagas podem ser deduzidas fiscalmente na íntegra. A liquidez e independência financeira da empresa é mantida, o capital próprio permanece intacto e as linhas de crédito com o banco são preservadas.
A utilização da locação como uma ferramenta financeira, permite ao gestor efetuar investimentos a um nível substancialmente mais elevado, assegurando dessa forma uma vantagem competitiva para a sua empresa.
O planejamento dos pagamentos é mais fácil com prestações constantes durante um período fixo.
Muitas empresas de locação incluem uma opção de upgrade nos seus contratos. Isto permite às PME trocar durante o período de contrato algum do seu equipamento por produtos mais recentes e modernos. As prestações permanecem as mesmas. A imagem da empresa é mantida.